O que é ética e moral?

A filosofia é dividida em várias subáreas, uma delas é a Ética, que vem do grego ethos, que significa costumes. Sabendo que a ética é a área da filosofia que estuda a moral, primeiro devemos então saber definir o que é a moral.

A palavra moral vem do latim mor, que significa costumes. Portanto, podemos definir inicialmente a moral como um conjunto de regras e costumes que determinam o comportamento de um indivíduo ou um grupo social. Moral diz respeito a certas regras de convívio entre grupos de pessoas (religião, família, amigos e escola são exemplos de grupos sociais que possuem suas prórias regras de conduta e costumes). Sendo assim, todos nós já possuímos uma certa bagagem sobre o que é a moral, ou seja, na moral nós debatemos acerca daquilo que nós já estamos habituados, para saírmos do lugar comum, ao refletirmos sobre os nossos comportamentos nos ambientes sociais.

Moral também diz respeito ao conjunto de regras e costumes que se baseiam em noções de bem e mal. Mas como podemos determinar o que é o bem e o mal? Será que o bem é o mesmo para todas as pessoas ou irá depender de cada contexto social ou período histórico?

Podemos explicar a realidade por meio de dois enfoques. Um desses enfoques é o juízo de realidade, ou seja, quando lançamos um valor acerca da realidade, quando nós simplesmente descrevemos a realidade tal qual nós a observamos, pois diz respeito aos fatos em si mesmos. Agora, a moral está mais relacionada ao juízo de valor, que é quando nós descrevemos a realidade atribuindo a ela qualidades segundo uma determinada moral, ou seja, quando nós começamos a determinar qual é o valor daquilo, se é certo ou errado, se é justo ou injusto, se é algo bom ou ruim. A moral é pensada então quando atribuímos um juízo de valor a determinada ação ou comportamento, para sabermos se aquilo é aceitável ou não, lembrando que esses valores morais são histórico e socialmente construídos.

Autor: João Paulo Rodrigues